Etiquetas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O PORQUÊ DESTE BLOG!

É a economia, estúpido!

Os novos tempo exigem de todos nós, cidadão anónimos, que tenhamos a capacidade de compreender novos paradigmas e de influenciar os ambientes que nos rodeiam.

Geralmente tida como uma ciência “oculta” para a maioria da população, a economia é, acima de tudo, uma ciência cujos fundamentos se baseiam no senso comum e na lógica, apesar da sua dependência do comportamento humano que não prima nem por bom senso nem por qualquer possível lógica.

A ciência política, apesar de muitos evitarem tal epitáfio, é antes demais, a aplicação dos mais diversos princípios económicos, especialmente durante os últimos séculos, desde Adam Smith, passando por Karl Marx e John M. Keynes, até Milton Friedman, todos eles economistas e não políticos.

Estes novos tempos e as novas tecnologias de informação e comunicação permitem que muitos de nós tenhamos hoje acesso em minutos a mais informação do que os nossos antepassados recentes em muitos anos. A internet permite-nos aceder a conhecimento e a informação, em tempo real, como nunca foi possível. Assim, a economia começa a perder o seu carácter de ciência “oculta” e passa a ser estudada e apreendida por muitos cidadãos, independentemente do seu nível cultural, económico, académico e posição geográfica.

Dentro destes parâmetros, qualquer indivíduo pode ter hoje uma opinião mais clarificada e acertada em termos económicos. Assim, surgiu a ideia de criar este blog, sobre a economia vista de forma simples, cujo título foi inspirado numa expressão muito típica dos norte americanos (it’s de economy, stupid) e que pretende precisamente fazer descer os conceitos para um plano o mais básico possível que seja compreendido por qualquer individuo, mesmo que sem qualquer preparação ou educação nas ciências económicas.

Assim, irei, sempre que possível e conveniente, trazer a este fórum temas cuja explicação tenha algum carácter económico, ou que seja mesmo apenas explicável sob o ponto de vista das ciências económicas.

O contributo e os comentários são, porque nunca o poderiam deixar de ser, mais do que bem vindos, até porque se pretende que este espaço seja acima de tudo um espaço de discussão e de opinião.

Algumas vezes irei fazer referências cruzadas com outros blogs em que participo, até para evitar publicar repetidamente os mesmos conteúdos.

Obrigado pela atenção e participação.

Teles Fernandes  


Nota: a frase "it's the economy, stupid" foi amplamente utilizada pela campanha de Bill Clinton em 1992 contra George Bush. A pergunta que temos de fazer é: quantos seguidores de Bush temos nós  em Portugal?

Sem comentários:

Enviar um comentário